O tratamento endodôntico (também chamado tratamento de canal) é necessário quando os tecidos nervosos que se localizam dentro de todos os dentes (conhecido como a polpa) está infectado por cárie ou lesão. Pode ser indolor nos estágios iniciais da infecção, ou após a necrose total da polpa. Em alguns casos, o dente pode escurecer, identificando a necrose pulpar. Seria necessário um tratamento de canal.

Se a polpa torna-se infectada, a infecção pode se espalhar através do sistema de canais radiculares do dente. Isto pode levar a um abscesso. Um abscesso é uma área inflamada com substancia purulenta (pus) e este pode causar inchaço dos tecidos ao redor do dente. Os sintomas de um abcesso pode variar de uma dor pulsante ou a uma dor de dente suave quando você morde. Se o tratamento do canal radicular não for realizado, a infecção continua em atividade, podendo contaminar outros dentes e até chegar a perda do elemento.

O tratamento endodôntico normalmente é um procedimento indolor, é usado um anestésico local, a câmara pulpar é esvaziada, ou seja, o material necrótico é removido e o conduto é preenchido com material apropriado para não haver mais a proliferação bacteriana e prevenir qualquer infecção.

O tratamento de canal é um procedimento que pode ser realizado em sessão única ou em várias sessões dependendo do comprometimento dental e dos tecidos adjacentes como osso e a gengiva. Geralmente é um tratamento muito bem sucedido. No entanto, se a infecção voltar, o tratamento pode ser repetido algumas vezes.

Após o tratamento endodôntico, o dente está mais frágil e na maioria das vezes necessita que seja restaurado com coroas protéticas

Endodontia (tratamento de canal)

Marque um horário
Encontre-nos