Cuidados com Implantes Dentários

         Alguns cuidados devem ser tomados para garantir não só uma recuperação mais rápida pós operatória, como também para manter qualquer tratamento odontológico realizado.  Os pacientes se preocupam com os cuidados que se deve ter com seus implantes. Será que se deve escovar e passar o fio dental em seus implantes dentários como é feito nos dentes naturais? A comida chega por baixo da ponte fixa do implante ou da prótese? Quais os cuidados devo tomar para manter meus implantes dentários? Entenda mais sobre isso, pois uma boa higiene oral deve ocorrer antes, durante e após a colocação dos implantes dentários, garantindo a saúde bucal e preservando o tratamento realizado.

      Os tecidos ao redor dos implantes dentários devem ter uma cor rosada, serem firmes e queratinizados sem sinais de infecção (sangramento). Os tecidos moles peri-implantes, que separam os tecidos conjuntivos que rodeiam o implante dentário do ambiente externo devem ser tecidos queratinizados. A ausência de tecido queratinizado foi documentada como sendo mais susceptível a bactérias patogênicas, deixando assim o implante dentário vulnerável à doença peri-implantar.  O sucesso do implante dentário depende diretamente da saúde destes tecidos, e o objetivo do implantodontista é educar o paciente sobre como preservar os implantes dentários.

    Isso reforça o ponto de que os cuidados com a higiene bucal devem começar imediatamente e, se possível, antes que o implante dentário seja colocado para manter uma boca saudável e para uma cicatrização ideal.

       Uma vez que o implante dentário é exposto ao ambiente bucal, com carga (forças oclusais) e restaurado é formada uma película salivar seguida de bactérias com a formação de biofilme. A eliminação de 85% da placa / biofilme é realizada com uma higiene bucal adequada diária e sendo fundamental para a saúde geral do implante dentário.

Tipos de Escovas e materiais para higiene bucal

      Vários estudos têm sido realizados sobre qual tipo de escova de dentes é mais eficaz para implantes dentários. Os resultados não mostram diferença significativa entre escovas de dentes elétricas ou manuais. O foco principal deve ser a adaptação à prótese e a destreza do paciente. Instruir o paciente a escovar o(s) implante(s) após as refeições para remover a placa bacteriana, com um dentifrício(pasta de dente) de baixa abrasão. Uma escova de dentes macia ou extra macia deve ser usada; As opções incluem escova manual, escova elétrica ou sônica, escovas interdentais, agulhas passa fio e fio dental superfloss também são excelentes alternativas para limpar áreas justas e de difícil acesso em torno dos implantes e das próteses, como prótese retida em barra, próteses fixas completas como protocolo ou com espaços interproximais mais largos. Existem muitos tipos de fios no mercado. 

Escovas interdentais
Passa fio (agulhas plásticas) 

   Além disso, os enxaguadores bucais antimicrobianos podem ser recomendados, especialmente se houver inflamação ou se o paciente apresentar problemas de destreza e áreas de difícil acesso. Se o paciente é propenso a inflamação, o uso de um enxague antimicrobiano, em conjunto com escovas interdentais é recomendado e também se pode usar cotonete embebido com enxaguador bucal sem álcool, para limpar áreas especificas se houver inflamação.Na composição do enxaguador bucal é importante que tenha a concentração de 0,12% de Clorexidina. 

 É altamente recomendável que os pacientes usem irrigadores orais para a redução da placa/biofilme, inflamação e em perfis de emergência difíceis de alcançar ao redor dos implantes.

   Estudos usando irrigadores orais com implantes para higiene bucal revelam que Waterpik Water Flosser é o único irrigador oral até hoje comprovado ser seguro e eficaz na completa remoção de biofilme em áreas com implantes dentários.  Um estudo foi realizado para comparar o enxugamento com 0,12% de clorexidina ao uso de uma solução oral com Waterpik Irrigador com 0,01% clorexidina. O grupo de irrigação usando a ponta de borracha macia (PikPocket Tip), a pressão mais baixa foi 87% mais eficaz na redução do sangramento e três vezes mais eficaz na redução da gengivite do que no grupo de enxaguamento.

     Outro estudo de irrigação oral e fio dental revelou que o Waterpik Water Flosser com a ponta padrão com três filamentos de cerdas (Plaque Seeker Tip) usado a média pressão ao redor dos implantes foi 81% mais efetivo na redução do sangramento comparado a 33%.

    A irrigação de água em conjunto com enxaguamento não antimicrobiano diluído provou ser extremamente útil para próteses totalmente fixas e removíveis para remover o biofilme e prevenir a inflamação se usado diariamente. 

Higienizando overdenture 

    Pastas dentais não abrasivas podem ser recomendadas para a sobredentadura ou overdenture, placas bacterianas também podem acumular em seu interior, causando inflamações e degradando as peças das próteses. O paciente deve criar o habito de fazer uma verificação visual nas peças na boca e na prótese em si (anéis de vedação, tampas de localização e clipes) e notar a importância desses anexos para retenção da prótese  se os acessórios estiverem gastos ou estiverem ausentes, terão de ser substituídos.

Cuide do seu sorriso

     É muito importante que se tenha contato com um especialista em implantes dentários para que as orientações sejam completas e garantir a longevidade dos seus implantes dentários e suas próteses, deixando seu sorriso perfeito e o mais natural possível.   

 

   Venha para Implante Suzano e marque uma avaliação, seu sorriso é nossa responsabilidade.

Marque um horário
Encontre-nos

TEL: (11) 4744-7450

WhatsApp: (11) 98178-3775

Rua: Benjamin Constant n.853

CEP: 08674-011 - Centro

Suzano - SP 

 

 

  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Implante Suzano